Carambola - Receitas

Suco de Carambola

150 g de carambola
250 ml de água

Bata no liquidificador e passe no coador. Acrescente açúcar e gelo à gosto.
O sabor doce compõe-se perfeito, com pratos doces e salgados.


Compota de Carambola

8 carambolas maduras e firmes
4 xícaras de chá de açúcar
5 xícaras de chá de água

Lave bem as carambolas, retire suas extremidades, corte-as em fatias finas e tire as sementes. Coloque-as em uma vasilha com água fresca para não oxidarem. À parte, leve ao fogo o açúcar e a água em uma panela de pressão. Quando começar a ferver, junte as carambola e tampe a panela. Ao soar o apito da pressão, conte mais um minuto e desligue o fogo. Mantenha a mistura tampada até o dia seguinte, para que o sabor seja bem realçado.


Batida de Carambola

Cedida pelas cachaças: Lua cheia, Meia Lua e Paladar.

2 doses de cachaça
1 carambola tamanho médio
2 colheres de chá de açúcar

Corte a carambola em fatias, coloque em um copo on the rocks com o açúcar, amasse com pilão e acrescente a cachaça.
Misture bem e sirva com gelo.


Batida de Leite com Carambola

160ml de leite desnatado gelado
1 carambola média em fatias e sem semente
Adoçante a gosto

Coloque a carambola em uma tigela e leve ao congelador por 1 hora. No momento de servir, coloque a carambola no copo do liquidificador e junte o leite e o adoçante. Bata até ficar homogêneo. Despeje no copo e sirva.

Obs.: Não se deve abusar da carambola em caso de diarréia, pois pode agravar o quadro. Excelente batida para aqueles dias muito quentes de verão.


Mousse de Carambola

8 carambolas médias picadas
10 colheres (sopa) de açúcar
3 claras
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
fatias de carambola para decorar

Bata no liquidificador as carambolas com 4 colheres (sopa) de água por 2 minutos, ou até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma panela, acrescente o açúcar e misture bem. Leve a panela ao fogo, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até obter uma calda encorpada, com consistência parecida com uma geléia. Retire e reserve. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Reserve 4 colheres (sopa) da "geléia" de carambola e volte o restante ao fogo até ferver. Adicione à mistura às claras, sem parar de bater, até obter um merengue brilhante. Em seguida, coloque a tigela da batedeira dentro de um recipiente com gelo e continue a bater até o merengue esfriar. Deixe a tigela dentro do recipiente com gelo. À parte, bata o creme de leite com um batedor manual até aumentar o volume e ficar um pouco firme. Junte, aos poucos, o creme de leite ao merengue misturando delicadamente por 1 minuto, ou até obter uma mistura homogênea. Disponha as fatias de carambola em 4 taças individuais, distribua a "geléia" reservada e o creme. Decore a superfície com 1 fatia de carambola e leve à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme.

Como se come? Características